O destino do Sindicato em nossas mãos

Você está convocado a definir as ações e políticas que o Sindicato irá implementar nos próximos anos. Com a presença do presidente Lula, começa segunda-feira o 5º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.


A definição das lutas do Sindicato

Na semana que vem começa o 5º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, o mais importante mecanismo de participação dos trabalhadores para a elaboração da atividade sindical. “Queremos a reflexão  e a análise da categoria para apontar os rumos da nossa luta”, afirmou Rafael Marques, secretário-geral do Sindicato.

A abertura do Congresso será na próxima segunda-feira, às 17h, na Sede, com a participação do presidente Lula e de Miriam Belchior, sub-chefe da Casa Civil, que vai falar sobre política regional. Antes, tem a assembléia de votação do regimento interno.

Nas fábricas

Entre os dias 10 e 30 de outubro serão realizadas as reuniões de fábricas ou grupo de fábricas na Sede e Regionais. Nelas serão escolhidos os delegados e debatidos os vários temas do Congresso.

Segundo Rafael, nesses encontros os participantes poderão apresentar emendas aos temas em debate e novas propostas. Os resultados das reuniões serão sistematizados e votados nas plenárias finais entre os dias 18 e 20 de agosto, quando o 5º Congresso será encerrado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

“Todos os nossos debates serão focados na inserção dos metalúrgicos do ABC na região e na nação”, disse Rafael.

Até as plenárias finais, o Sindicato fará uma série de oficinas temáticas sobre política industrial e social, economia solidária, saúde e meio ambiente, o cenário para a esquerda latino-americana, ética na política e metas do milênio na política.

“Como nos anteriores, o 5º Congresso terá longo período de duração que é para facilitar a participação do pessoal e amadurecer as discussões”, disse Rafael.