Grupo 9: Mais dois acordos
O Sindicato fechou ontem mais dois acordos em negociações diretas com as empresas.
São mais 160 companheiros na Patrize e Fernandes e Robrasa, todas em Diadema, beneficiados com 3% de aumento real, reposição da inflação e garantia das cláusulas sociais.
Com estes já se somam acordos diretos com 42 empresas do Grupo 9 atingindo perto de 8 mil companheiros.
Metroviários
Os metroviários de São Paulo ameaçam entrar em greve hoje. A decisão seria tomada em assembléia ontem à noite. Na última quinta-feira os operadores conduziram os trens com velocidade reduzida em protesto à ofensiva da empresa.
O Metrô pretende aumentar a jornada de trabalho dos operadores de 36 horas para 40 horas semanais. Além disso, a companhia se nega a pagar o adicional de peri-culosidade para quem têm o direito e não avança na discussão de um plano de carreira. Os metroviários reivindicam também mais segurança para os funcionários que trabalham nas bilheterias.
Bancários
A greve dos bancários atingiu ontem 23 estados mobilizando perto de 116 mil trabalhadores. No sábado, o Comando Nacional dos Bancários se reuniu e avaliou que a greve vem crescendo em todo o país. Na noite de ontem estava prevista uma reunião com os banqueiros.
A categoria reivindica 11,6% de reajuste e a última oferta patronal foi de 4%.