Curso de Comunicação e Expressão
Dando continuidade ao processo de formação sindical de sua base e visando ampliar as alternativas oferecidas aos trabalhadores, a direção do Sindicato aprovou um projeto para o período 2005-2008 que articula formação sindical com elevação de escolaridade e certificação no ensino fundamental e médio.
O curso de Comunicação e Expressão insere-se nesta proposta procurando responder às carências dos trabalhadores no campo da comunicação oral e escrita.
Neste sentido, oferecerá aos participantes os recursos necessários para aprimorarem o processo de leitura, a compreensão e a redação de texto, assim como criará condições para que possam se comunicar com mais desenvoltura em público.
Outro elemento importante da proposta é o fato de envolver, na sua elaboração e execução, além do Departamento de Formação, profissionais ligados a outros setores do Sindicato com os quais a experiência dialoga: Imprensa, Rádio e Cultura.
Dessa forma, os educandos desenvolverão seu aprendizado em comunicação e expressão envolvendo-se diretamente com a criação de programas de rádio e com a elaboração de matérias para a imprensa operária ou montando uma apresentação de teatro de bonecos.
Ao mesmo tempo, os participantes farão uma reflexão crítica sobre o papel dos meios de comunicação no processo de construção da hegemonia na fábrica e na sociedade.
Assim, o domínio da comunicação oral e escrita será trabalhado no curso como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento integral dos educandos, como parte inerente de sua formação como sujeitos que ampliam o espaço de sua autonomia e a capacidade de compreenderem criticamente o mundo, no qual se inserem como agentes de transformação.
As pré-inscrições ao curso encerram-se quinta-feira. Outras informações com Lalá, no 4128-4200, ramal 4211.
Departamento de Formação