Novos rumos na negociação coletiva no ABC
Chegamos ao final da campanha salarial de 2005 com um progressivo avanço, reafirmando a tradição de luta dos metalúrgicos de imprimir um caráter inovador às lutas sindicais.
A campanha deste ano se soma às campanhas anteriores, compondo um ciclo que altera os rumos da luta sindical no ABC e no Estado.
Em primeiro lugar, vimos um avanço significativo em relação aos salários. Os índices obtidos demonstram a recuperação das perdas para a inflação e aumento real expressivo. O dado confirma uma tendência que vem tomando forma desde 2003, dando um outro significado para as negociações que ocorrem no primeiro semestre em torno da PLR, que deixa de ser uma compensação salarial. Desta forma, o Sindicato cumpre exemplarmente uma de suas atribuições centrais que é melhorar a distribuição de renda para a categoria.
Além dos ganhos econômicos, as campanhas têm se traduzido em avanços políticos expressivos, como o fortalecimento da organização dos trabalhadores e o aumento do seu papel regulador nas relações de trabalho. Entre elas a recuperação da greve como instrumento de luta e acordos de maior tempo de duração; maior unidade entre os metalúrgicos do ABC e do interior; melhoria das condições de trabalho através do controle das horas extras, ampliação das cláusulas sociais e controle das condições de trabalho nas empresas terceirizadas.
Departamento de Formação