Projet: Prensa com proteções é desinterditada

Em visita à Projet, de São Bernardo, para constatar a instalação das proteções exigidas por lei, diretores do Sindicato deram sinal verde à liberação de prensa que havia mutilado a mão direita de  um companheiro, no início de setembro.

“Antes a máquina representava risco ao trabalhador e agora, com as proteções, a prensa passa a garantir a integridade da companheirada”, constatou Mauro Soares, diretor do Sindicato.

Outras quatro prensas interditadas pela Delegacia Regional do Trabalho desde setembro continuam sem proteções e, por isso mesmo, estão paradas.

Mauro comentou que essas máquinas só serão liberadas depois de receberem proteções como válvulas de segurança, comando bi-manual simultâneo, calço de segurança, cortina de luz e monitoramento por sensores.

Para ele, a interdição de máquinas é mais uma etapa na luta para que as empresas se adequem ao Acordo de Proteção de Prensas, assinado pelos patrões há três anos.

“Nosso objetivo é fazer com que todas as máquinas das empresas da região ofereçam as condições de segurança previstas na legislação”, concluiu.