Golpe novo na praça: Aposentado paga por empréstimo que não fez

Ex-metalúrgico na Ford, o aposentado Antonio Aparecido Ramos levou um susto quando foi receber seu benefício de outubro: havia um desconto de R$ 284,00, referente a primeira parcela de um empréstimo consignado que ele não fez. O mesmo desconto se repetiu em novembro. Antonio pode ser uma das vítimas de estelionatários que aplicam o golpe do empréstimo.

De posse dos dados pessoais dos aposentados, os golpistas solicitam o empréstimo consignado a um dos bancos que oferecem o serviço. Em seguida abrem uma conta bancária em nome do segurado e sacam tranquilamente o dinheiro. Só depois do desconto da primeira parcela é que o aposentado vê que foi vítima do golpe.

Logo três

Antonio Ramos apurou na agência do INSS em São Bernardo que foram feitos três empréstimos em em seu nome no Banco Cruzeiro do Sul, todos em julho passado. Os três somam R$ 5.268,00, dois deles para pagamento em 36 meses e um de 24 meses.

Procurou pelo banco e não conseguiu ser atendido. Denunciou o golpe e abriu um boletim de ocorrência na Delegacia. Depois, entrou com um processo para tentar reaver o dinheiro. “Nem cartões eu tenho que é para não ter dívidas futuras, quanto mais fazer um empréstimo desses”, disse Antonio.

Já são vários casos

O INSS admite que a fraude é inédita e a Secretaria de Segurança Pública já investiga casos semelhantes. O segurado deve ficar atento e, se for vítima do golpe, deve imediatamente abrir um boletim de ocorrência. Depois, deve levar o B.O. na agência do INSS e avisar ao banco onde foi realizado o empréstimo.