Nossos encontros
Foram muitos os nossos encontros em 2005. Cada uma das unidades dos vários cursos, cada debate, as oficinas e planejamentos, e esta coluna na Tribuna se configuraram em momentos onde vivenciamos intensamente a Formação.
Debatemos temas diversos, enriquecemos o nosso conteúdo teórico, partilhamos experiências de nossa ação sindical, entre nós e com trabalhadores de outras regiões do Estado de São Paulo.
Ainda nestes encontros enriquecemos o nosso projeto de formação, reformulando cursos, revendo metodologias, avaliando resultados e implementando projetos há muito esperados. Para os próximos três anos novos cursos serão oferecidos e temas já debatidos serão aprofundados.
No entanto, é preciso ressaltar que talvez a maior dádiva desses nossos encontros é que eles materializaram-se em espaços onde nos conhecemos melhor, onde dividimos tristezas, partilhamos preocupações pessoais, choramos juntos, nos emocionamos e festejamos conquistas individuais e coletivas.
Experiência rica
Enfim, todos nós, metalúrgicas e metalúrgicos, formadores voluntários e profissionais, as equipes de trabalho dos demais departamentos do Sindicato estão fazendo do nosso projeto de formação uma experiência rica, gratificante e cutista em sua essência.
O ano desponta repleto de desafios para a classe trabalhadora. Vamos recebê-lo com a coragem e a esperança de quem continua tendo na organização e na solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras sua fonte de energia para encarar o caminho a trilhar pela frente.
Assim, inspirados na lição do mestre Paulo Freire, nos vemos em breve para outros encontros.
Se nada ficar desta experiência, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo, nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar.
Departamento de Formação