CEPS: desafios contemporâneos
Entre os cursos que o Sindicato oferecerá este ano está o CEPS – Concepção, Estrutura e Prática Sindical: Desafios Contemporâneos, parte do estágio de Formação Básica.
Ele qualifica os dirigentes para o enfrentamento dos desafios da ação sindical na fábrica e na sociedade e aprofunda a reflexão sobre o papel do Sindicato como agente de distribuição da riqueza, de democratização e de transformação da sociedade.
As atividades darão um enfoque mais político aos temas. Isso se justifica pelo fato de muita gente que está chegando na categoria não ter vivenciado, ou mesmo desconhecer, o processo histórico que deu origem às concepções e práticas sindicais que orientam a organização e as lutas dos trabalhadores em nosso País.
O curso propicia uma reflexão sobre a formação da sociedade de classes, particularmente a atual, na qual foram criadas as condições econômicas, políticas e sociais para o surgimento dos sindicatos e resgata as origens do sindicalismo no Brasil.
Através da pesquisa e da reflexão coletiva, o CEPS oferece a compreensão do processo de desenvolvimento econômico e político, das lutas sindicais e sociais. Serão debatidas, também, as lutas que possibilitaram o surgimento do novo sindicalismo e da CUT.
As atividades finais serão dedicadas à reflexão sobre os desafios do sindicalismo e para o avanço do projeto histórico da classe trabalhadora, de transformação da sociedade rumo ao socialismo. Isso, num cenário de mudanças nos processos de produção, de globalização capitalista, com a presença de centrais sindicais de diferentes orientações.
Departamento de Formação