Sindicatos querem rearticular Câmara Regional do ABC

Um grupo de sindicatos da região, incluindo os metalúrgicos do ABC, entregou ontem aos sete prefeitos do ABC uma série de propostas dos trabalhadores para o fortalecimento econômico e social da região.

Com o gesto, os sindicalistas querem reativar a Câmara Regional do ABC que teve sua atuação esvaziada. Criada há nove anos, a Câmara foi pensada para ser um fórum com a participação de toda a sociedade em busca de soluções para vários problemas da região.

Os sindicalistas observam que o modelo de política desenvolvido  por meio do Consórcio de Prefeitos, Câmara Regional e Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC representou um marco na reformulação da atuação regional porque foi desenvolvido com participação do poder público em conjunto com importantes setores da sociedade.

“O problema é que nos últimos tempos essa participação da sociedade se reduziu. Com a pauta que entregamos ontem queremos mostrar ao poder público que é importante e necessário continuar fortalecendo a atuação regional como um dos caminhos para o desenvolvimento sustentado no ABC”, disse Paulo Dias, diretor do Sindicato encarregado de acompanhar a rearticulação da Câmara.

Um resumo das propostas

O documento entregue ontem aponta várias das propostas das entidades para uma atuação regional em torno de alguns eixos centrais:

Convocar toda a sociedade para retomar os debates da Câmara Regional, informando  datas, pautas e conteúdos das discussões;

Retomar as discussões sobre Planejamento Regional Estratégico;

Colocar em atividade todas as comissões municipais, principalmente a de Emprego;

Adotar uma política de retomada do desenvolvimento, vinculando crescimento econômico com metas de geração de emprego;

Constituir um centro de informações sociais e econômicas sobre a região;

Retomar o compromisso pela erradicação do analfabetismo no ABC até 2010;

Organizar Arranjos Produtivos Locais (APLs) para os setores têxtil, construção civil e gráfico, entre outros;

Acabar com a guerra fiscal na região;

Estimular o turismo regional;

Revitalizar a Represa Billings.