Pesquisa: Lula na frente, imprensa ignora
Pesquisa encomendada pelo Jornal do Brasil ao Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) entre dias 29 e 30 de março mostra que, apesar do ataque pesado e constante que a oposição e setores da mídia desenvolvem contra o governo, Lula não perdeu eleitorado. Pelo contrário, o presidente ganhou dois pontos em relação à pesquisa anterior, realizada no início de março.
Talvez isso explique por que a pesquisa foi praticamente ignorada pela grande imprensa. Fora o próprio Jornal do Brasil, que fez uma matéria discreta sobre o levantamento, nenhum outro grande jornal repercutiu a pesquisa.
Segundo a consulta, Lula lidera a corrida sucessória em todos os cenários. Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não cita o nome de nenhum candidato, Lula tem 27,8%, mais de 12 pontos a frente de Alckmin, que ficou com 15,7%. A lembrança espontânea é considerada pelos especialistas como a que mais reflete a tendência do eleitorado. Na pesquisa estimulada, Lula tem 44% das intenções de voto e Alckmin, 31%.
Lula ainda leva uma boa vantagem na comparação do seu governo com o de FHC: 43,3% consideram o governo petista ‘melhor’ ou ‘muito melhor’. FHC só leva vantagem para 23,3% dos entrevistados.