Concurso resgata sentido do 1º de Maio
Mais de mil e quinhentas pessoas circularam pelo Centro de Formação Celso Daniel no sábado e domingo passados para comemorar o Dia 1º de Maio organizado pelo Sindicato, que este ano foi marcado por um concurso de redação e desenho para alunos da rede municipal de ensino.
“Essas crianças e adolescentes manifestaram bem cedo uma compreensão de nossa realidade social. Isto mostra que, quando puderem, vão lutar para transformar a sociedade. Elas vão fazer a diferença”, afirmou Sérgio Nobre, diretor de Organização do Sindicato, ao abrir o ato no sábado.
“Nosso objetivo foi justamente esse: lembrar e preservar os objetivos maiores desse dia que representa as lutas e conquistas dos 120 anos em que a data é comemorada pelos companheiros de todo o mundo”, prosseguiu o dirigente.
“Queremos reafirmar os compromissos de solidariedade, justiça, companheirismo e visão crítica da sociedade no dia em que a classe trabalhadora avalia seus avanços e pensa suas futuras reivindicações”, disse Nobre.
Dentro das atividades do ato, ainda no sábado, o Sindicato apresentou um documentário sobre A Internacional, tradicional hino dos trabalhadores, e homenageou com a entrega de uma placa seis sindicalistas que há décadas lutam por uma vida melhor.
No domingo, a comemoração ocorreu através de uma minimaratona com a participação de perto de 200 atletas. No sábado e domingo, o Centro de Formação Celso Daniel abrigou também uma feira de artesanato e apresentações musicais de Renatinho da Viola e Marcinho do Cavaco e Banda.
“Nosso objetivo foi plenamente atingido”, analisou Sérgio Nobre no final do evento. “Conseguimos levar o conceito de trabalho nos dias de hoje através da aproximação do Sindicato com diferentes comunidades do ABC”, prosseguiu.
“Esta ação é importante porque leva a discussão para as futuras gerações dos trabalhadores , além de colocarmos de forma criativa o tema no currículo escolar. O resultado superou a expectativa”, comemorou o dirigente.
Desenhos e redações mostraram muita criatividade
Mais de 700 pessoas participaram da entrega de prêmios do concurso. Ele foi dividido em três temas: 1º de Maio: Diga não ao trabalho infantil. Lugar de criança é na escola, para alunos de 1ª a 4ª séries; 1º de Maio: A importância do trabalho para o ser humano, para alunos de 5ª a 8ª séries; 1º de Maio: A educação e o trabalho como direitos de todos, para alunos maiores de 18 anos de cursos de alfabetização. Diante do alto grau de criatividade apresentado e sua inserção no contexto exigido tornou difícil a escolha dos melhores trabalhos, segundo os dois representantes da comissão julgadora: Inês Barbosa, professora de Língua Portuguesa e Redação; e Maurício Chiogna, artista plástico. Por isso, os ganhadores foram definidos pelos sentimentos realmente apresentados, destacaram Inês e Chiogna.
Vencedores – Redação
O tema me incentivou a participar. Agora estou tão ansioso que nem consigo falar. Só quero chegar em casa e abrir o computador. Renan de Paula da Silva, 9 anos, 4ª série, Emei Evangelina Jordão Luppi, Santo André.
Eu nunca tinha participado de um concurso. Foi uma experiência bem legal porque eu só conhecia um pouco do tema e pude me aprofundar mais. Tiago Lustosa Barros Pimentel, 13 anos, 7ª série, Sesi 397-Jd. Adelina, Mauá.
Marlene de Melo – Mova de Vila Palmares, Santo André (não pôde comparecer).
Vencedores – Desenho