Jornada Cidadã – Renovação de compromissos

Participantes da primeira etapa da Jornada Cidadã, realizada sexta-feira na Sede do Sindicato, reafirmaram compromisso de combater a exploração sexual da criança e adolescente na nossa região.

A promotora da Infância e Juventude de São Bernardo, Vera Lúcia Toledo, defendeu a mudança dos crimes de abuso e exploração sexual e punições severas contra infratores. “É um absurdo explorar a pornografia infantil e cumprir a pena em regime aberto”, protestou ela no debate Enfrentamento ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente, o primeiro da Jornada Cidadã, na noite da última sexta-feira, na Sede do Sindicato.

Vera Lúcia salientou que não adianta somente o combate se não houver a prevenção. “E a prevenção começa com eventos como esse, a jornada que une diferentes segmentos da sociedade”.

João Carlos, do Projeto Camará, que atende crianças em situação de violência em São Vicente, avalia que essa integração deve se constituir numa rede que una as várias iniciativas em todo o País. “É necessário criar sistemas de proteção para o desenvolvimento da infância”, salientou.

Essa disposição tocou o diretor do Sindicato dos Comerciários de Osasco, Luciano Leite. “Saio daqui renovado e com o compromisso assumido”, disse.

Já a psicóloga Elisabete Vieira, do Conselho Nacional de Enfrentamento à Violência e ao Abuso e Exploração Sexual, concorda com o assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ivair Augusto dos Santos, para quem o preconceito e a discriminação contra índios, negros, mulheres e populações pobres estimulam a violência sexual contra essas pessoas.

As entidades que organizaram a Jornada fecharam o debate com o propósito de colocar em prática um acordo com a Secretária de Direitos Humanos do governo federal e a participação na força tarefa do Ministério Público de combate à exploração sexual infantil e de atendimento às vítimas em São Bernardo.

Os próximos debates da Jornada serão realizados no Sindicato dos Bancários de Guarulhos (dia 9 de junho), Sindicato dos Comerciários de Osasco (23 de junho) e Sindicato dos Químicos de São Paulo (13 de julho), todos a partir das 18h.