Pesquisa Dieese: Emprego estável em São Paulo

A taxa de desemprego ficou estável em 16,9% da PEA (População Economicamente Ativa) na Grande São Paulo em abril. É o mesmo percentual de março.

Como ocorre todos os anos neste período, o desemprego aumenta nos primeiros meses do ano.

O resultado atual mostra que o indicador começa a inverter o movimento e o emprego deve iniciar a recuperação nos próximos meses, quando as empresas voltam a contratar para a retomada da produção.

O ABC foi exceção pois aqui a taxa subiu, passando de 15,2% para 16,1% da PEA.

Hoje, são 8,3 milhões de trabalhadores empregados e 1,7 milhão de desempregados na Grande São Paulo. A renda média do trabalhador caiu um pouco e passou de R$ 1.077,00 para R$ 1.053,00 em fevereiro.

Brasil – O Brasil bateu o recorde de geração de empregos com carteira assinada nos primeiros quatro meses deste ano. Segundo dados do Ministério do Trabalho, foram criados 570 mil postos formais de trabalho – o melhor resultado já obtido no período.

Somente em abril, foram 230 mil novas vagas, 1% a mais que em abril de 2005. O ministro Luiz Marinho relacionou o recorde à boa condução da política econômica. “As quedas dos juros estão colaborando para que a indústria  retome o crescimento”, disse.