Volks recebe aviso de greve
Depois de conhecer detalhes do plano de reestruturação da empresa, sindicalistas entregaram aviso de greve.Trabalhadores podem parar a qualquer momento e em várias fábricas ao mesmo tempo.
Depois de ouvir com detalhes o plano de reestruturação da Volks, os sindicatos dos metalúrgicos do ABC, Taubaté, São Carlos e Curitiba entregaram aviso de greve à direção da empresa.
Com isso, paralisações, greves e protestos poderão acontecer em qualquer uma ou em todas as unidades da Volks no País a partir desta semana.
No encontro de sexta-feira, os sindicalistas entregaram documento à direção da montadora reafirmando que se recusam a discutir demissões e ataques aos direitos dos trabalhadores.
Pelo plano da Volks, num primeiro momento 5.773 companheiros serão demitidos, 3,672 só na fábrica de São Bernardo. Após as demissões, segundo a empresa virá a segunda parte da reestruturação, que inclui corte de 25% em custos, com a implantação de processos produtivos como consórcio modular, com terceirização em muitos setores e jornada flexível.
Os sindicatos deixaram claro que podem debater com a fábrica alternativas que mantenham a empresa no mercado de forma competitiva, mas que isso não seja às custas dos direitos dos trabalhadores.
“Topamos debater soluções para a Volks, discutir tendências de mercado. Mas jamais às custas de demissões e ataques aos direitos dos trabalhadores. Não aceitamos os cortes”, disse o presidente do Sindicato José Lopez Feijóo
“Não admitiremos tamanho ataque aos nossos direitos”, afirmou Valmir Marques da Silva, o Biro Biro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté