Debate: Qual é o caminho?
As transformações do mundo com o predomínio das políticas ditadas pelas grandes corporações em detrimento da participação popular são algumas das questões centrais do debate Os governos populares e o movimento social na América Latina. Sua presença é obrigatória. O debate será realizado segunda-feira, dia 5, às 18h, na Sede do Sindicato, com os seguintes convidados:
Antonio Negri é filósofo e professor italiano. Defende a tese de que a globalização e a informatização dos mercados mundiais provocaram, desde o final dos anos 70, o declínio progressivo da independência dos países e o surgimento de uma nova soberania, composta de uma série de organismos nacionais e internacionais unidos sob um único poder. Negri chama esta nova forma de soberania global de Império.
Paulo Vannuchi é ministro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Foi um dos responsáveis pelo primeiro documento com os nomes de torturadores no Brasil, descrevendo seus métodos e apresentando a primeira lista dos assassinatos políticos ocorridos na ditadura militar . Foi da equipe do projeto Brasil Nunca Mais, sobre a repressão no regime militar. Foi assessor político do nosso Sindicato, do PT e do Instituto da Cidadania.
Hamilton Pereira é presidente da Fundação Perseu Abramo. Poeta e ex-preso político, compôs a Missa dos Quilombos ao lado de D. Pedro Casaldáliga, obra depois musicada por Milton Nascimento. Coordenou o grupo que orientou o PT nas áreas de Reforma Agrária, Política Agrícola e Segurança Alimentar. Foi secretário de Cultura do Distrito Federal. Em 2002, coordenou a área de Cultura da campanha de Lula.