Copa do Mundo não é feriado

Dizem que o nosso País fica parado quando o time do Brasil entra em campo para mais uma partida pela Copa do Mundo. Isso é meia verdade. Muitas atividades não podem parar e alguns abnegados brasileiros abrem mão, muitas vezes, de assistir a um jogo da Copa para continuar fazendo o Brasil crescer.

Mas a nossa finalidade, aqui, é outra. O alerta do título vale para todos. Nunca foi considerado feriado um dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo. A rigor, como jornada normal de trabalho, todos teríamos que trabalhar normalmente nesses dias.

Horário compensado – Na prática, sabemos que as empresas preferem liberar os trabalhadores, que certamente não produziriam de forma normal, já que estariam ligados nos radinhos. Nesses casos, as empresas preferem negociar essas horas em bancos de horas previamente acordados. É o que recomendamos para solucionar o problema. Nosso Sindicato, aliás, tem feito diversas negociações de jornadas, estipulando forma de compensação de horas.

No setor público também não é diferente. Geralmente, as repartições federais, estaduais e municipais funcionam em horários diferenciados em dias de jogos do Brasil para compatibilizar o atendimento ao público com a possibilidade dos servidores também acompanharem a nossa seleção.

Fique atento – O que as empresas não podem fazer é dispensar, de forma unilateral, seus empregados, e depois descontar aleatoriamente as horas não trabalhadas. A negociação do banco de horas é o melhor caminho.

O bom senso deve sempre prevalecer para torcermos pelo Brasil com tranquilidade.
       

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente