O que é HPV?

HPV é o nome de uma família de vírus capazes de produzir lesões da pele ou mucosa genital em ambos os sexos. Essa lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 subtipos diferentes de HPV e somente os subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos.

Como se dá o contágio?

A transmissão do Papiloma Vírus Humano (HPV) é por contato direto da pele ou mucosa infectada. São transmitidos por meio das relações sexuais, sem uso de camisinha, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Essas lesões podem ser vegetativas, com aparência de pequenas verrugas em forma de couveflor chamadas condilomas e popularmente conhecidas por crista de galo.

Contaminação é grande

Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectados por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas.

Porém, a maioria das infecções é transitória, muitas curam-se espontaneamente, mas outras podem evoluir inclusive para lesões malignas no colo uterino, estimado em cerca de 10% dos casos. As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis. Há fatores que aumentam o potencial de desenvolvimento do câncer genital em mulheres infectadas pelo papilomavírus: número elevado de gestações, uso de contraceptivos orais, fumo, infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmitidas como herpes e clamídia.

Prevenção e tratamento

Na mulher a prevenção é feita pelo exame ginecológico, que deve ser no mínimo uma vez por ano para mulheres sexualmente ativas. O vírus é detectado pela colposcopia, complementado pelo exame de captura híbrida e PCR. O tratamento vai desde a cauterização química até aos procedimentos cirúrgicos.

Nos homens que apresentarem lesões penianas ou forem parceiros de pessoas contaminadas, ainda que não apresentem lesões aparentes, o exame urológico do pênis e a biópsia das lesões pode confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito pela cauterização das lesões.

Você pode obter mais informações no portal http://www.inca.gov.br/.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente