Alckmin despenca. Lula cresce e leva no primeiro turno
Pesquisa CNT-Sensus divulgada ontem mostra queda de Alckmin de 27,2% para 19,7%. A pesquisa reafirma a vitória de Lula no primeiro turno. Heloísa Helena tem 9,3% dos votos.
Alckmin cai 7,5 pontos e fica com 19,7% – Pesquisa divulgada ontem mostra queda de Alckmin (PSDB) de 27,2% para 19,7%, confirmando a vitória de Lula (PT) já no primeiro turno. O candidato petista subiu 3,8% em relação à pesquisa feita no mês passado, alcançando 47,9%.
Em terceiro está Heloísa Helena (PSOL), que subiu de 5,4% para 9,3% e em seguida vem Ana Maria Rangel (PRP) com 1,1%.
A pesquisa foi feita pelo Instituto Sensus para a Confederação Nacional dos Transportes.
Por ela, a diferença entre Lula e Alckmin aumentou de 16,9 para 28,2 pontos percentuais. Esse é o pior desempenho do candidato tucano.
O presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que existem três hipóteses para explicar a queda do candidato do PSDB.
Uma, a de que ele não está sabendo aproveitar o tempo que está tendo na televisão e outra é que seus votos estejam migrando para a candidata do PSOL. A terceira explicação é que o eleitor está percebendo que Alckmin não tem chances de vitória.
Na simulação do segundo turno Lula também aumentou sua vantagem. Ele venceria com 52,5% dos votos, enquanto o candidato tucano ficaria com 29,8%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
Ibope confirma queda do tucano – Pesquisa divulgada sexta-feira pelo Ibope mostra Lula com 44% das intenções de voto, mesmo percentual da pesquisa feita há duas semanas, enquanto Alckmin cai de 27% para 25%.
Heloísa Helena (PSOL) subiu três pontos, de 8% para 11% das intenções de voto.
Considerando apenas os votos válidos, o candidato petista venceria no primeiro turno.
Num possível segundo turno, Lula ficaria com 50% das intenções de votos contra 36% do tucano.
Os números dessa pesquisa mostram que Alckmin está perdendo votos para a candidata do PSOL.