Promotoras legais: Segunda turma recebe certificado
Uma palestra da advogada Maria Amélia de Almeida Teles sobre a nova lei que criminaliza a violência doméstica contra a mulher marcou a cerimônia de formatura da segunda turma do Curso de Promotoras Legais de São Bernardo.
Amelinha disse que a nova lei representa um avanço, pois trata de maneira diferente a violência contra a mulher, que antes era vista como crime de pequeno potencial ofensivo.
Agora, a Justiça pode afastar o agressor da casa, além de mantê-lo longe dos locais frequentados pela mulher, como o trabalho.
A advogada afirmou que só a continuidade da mobilização das entidades de mulheres poderá fazer com que a lei seja implementada na sua totalidade, inclusive com a criação das varas judiciais especiais.
“Além da necessidade de liberação de verbas, existem muitas resistências, pois a maior parte dos homens ainda acha que se a mulher apanha é porque deu motivo”, disse Amelinha.
Depois da palestra houve a entrega dos certificados e, ao final, as novas promotoras e familiares participaram de confraternização.
Dulce Xavier, da entidade Entre Nós, uma das organizadoras do curso, disse que as aulas cumpriram seus objetivos de levar às mulheres acesso a questões sobre direito e saúde, para que elas atuem nos bairros.
Ela prometeu um novo curso no próximo ano, com aulas às quintas-feira à tarde.