Volks: Acordo abre PDV e garante dois novos produtos
Por ampla maioria, os trabalhadores na Volks aprovaram ontem à tarde a proposta negociada entre o Sindicato e a direção da empresa que abre PDV e garante a vinda de dois novos produtos para a fábrica Anchieta. Quem aderir, terá indenização adicional de 1,4 salário por ano trabalhado.
“Não foi o melhor acordo, mas foi o acordo possível depois de uma luta de resistência diante do plano de restruturação com retirada de direitos que a empresa queria anteriormente”, afirmou o presidente do Sindicato José Lopez Feijóo. Ele lembrou que os trabalhadores debateram a proposta desde segunda-feira e se ela foi aprovada é porque tem elementos para ser aprovada.
Uma das resistências ao acordo foi do pessoal que está no CFE, pois não terá direito ao mesmo valor do PDV. Apesar da insistência, a empresa não abriu mão.
O Departamento Jurídico do Sindicato está à disposição desses companheiros para entrar na Justiça pedindo equiparação.
Feijóo reafirmou que o objetivo das negociações era o de garantir os direitos dos trabalhadores e também impedir a Volks de demitir como ela queria. “Esses objetivos nós atingimos”, afirmou.
O presidente do Sindicato lembrou que, por ação do Sindicato e dos trabalhadores, o processo de rees-truturação da planta Anchieta já tem cerca de 20 anos e pode ser considerado um dos mais lentos que se tem notícia.
“É uma resistência vitoriosa, pois evitamos o fechamento da fábrica e garantimos o futuro da planta com os dois novos produtos”, comentou. Ele alertou que é preciso reverter a lógica da empresa de querer estabelecer concorrência entre os trabalhadores das diversas fábricas espalhadas pelo mundo.
Sobre a atitude do governo, que suspendeu o financiamento do BNDES, Feijóo considerou uma pressão correta.