Pesquisa Datafolha também confirma Lula no primeiro turno

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de terça-feira revela que Lula continua com grande vantagem sobre seus adversários na corrida presidencial e se reelegeria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

O candidato do PT aparece com 50% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa anterior, realizada em 12 de setembro. Considerando-se apenas os votos válidos, tem 56%.

Em segundo lugar vem Alckmin (PSDB) com 29%; seguido de Heloisa Helena (Psol), com 9%. Cristóvam Buarque (PDT) tem 2% e os demais não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 4%, enquanto os indecisos são 5%.

Para haver segundo turno, Lula teria de perder cerca de 500 mil votos a cada dia, de hoje até as eleições. E mais, todos esses votos teriam de ir para Alckmin. Porém, num eventual segundo turno, o presidente venceria as eleições com 56% a 32%.

Governo

A pesquisa mostra também o aumento da avaliação positiva do governo Lula, que já era grande.

Agora, 48% dos brasileiros consideram a administração federal boa ou ótima. Eram 46% no levantamento anterior. Os que a consideram regular, passaram de 35% para 34%. O índice dos que acham o governo ruim ou péssimo manteve-se em 18%.

O Datafolha ouviu 7.735 eleitores em 353 cidades do País entre ontem e hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais.