O futuro do Brasil em sua mãos
Nas eleições deste domingo dois projetos estarão em disputa. Um é o projeto de governo do povo defendido por Lula e Mercadante, que o País conheceu nos últimos quatro anos. Outro é o governo da elite defendido por Serra e Alckmin. Seu voto vai definir que tipo de País você quer. Seu voto vai definir seu salário, condições de vida e que tipo de futuro você deseja para seus filhos. Leia uma comparação entre os dois projetos e decida em quem votar no domingo.
Governo do povo
Salário e poder de compra
– Metalúrgicos do ABC conquistam 12% de aumento real nos últimos quatro anos.
– Em três anos, aumento real de 25,7% no salário mínimo. Agora, o mínimo passou a comprar o equivalente a 2,6 cestas básicas.
Direitos trabalhistas
– A primeira medida de Lula presidente foi retirar do Senado o projeto que flexibiliza o artigo 618 da CLT. Criação do Fórum Nacional do Trabalho para preparar projeto de reforma sindical.
Trabalhadores e sociedade
– Os trabalhadores tiveram voz e vez no governo Lula com o reconhecimento institucional das centrais sindicais. O aumento do salário mínimo, por exemplo, é resultado desse reconhecimento.
Papel do Estado
– Fortalecimento do Estado, para melhoria da prestação dos serviços públicos e ampliação de investimentos. O termo privatização sumiu da agenda para que nossas riquezas permaneçam públicas.
Economia
– Criação de 7,6 milhões de empregos, 5,5 milhões com carteira assinada, em três anos e meio.
– Criação de 312 mil postos de trabalho no setor metalúrgico, fazendo a categoria subir para 1,647 milhão de trabalhadores em todo Brasil.
– Taxas de juros em queda, atualmente em 14,75% ao ano.
– Ampliação dos parceiros comerciais, especialmente na América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.
Corrupção
– Desde o governo Lula, a Polícia Federal realizou 281 grandes operações, realizando 3.292 prisões e acabando com esquemas que movimentaram R$ 70 bilhões. A Controladoria Geral da União, que investiga o destino de verbas federais, já encaminhou mais de 3.000 processos.
Condições de vida
– A desigualdade social é a menor em 25 anos. Segundo a FGV, 8,4 milhões de pessoas saíram da miséria, beneficiadas por um dos maiores e mais eficientes programas sociais do mundo, com combate à fome, distribuição de renda, acesso a alimentos mais baratos e fortalecimento da agricultura familiar.
Educação
– Criação de 4 novas universidades federais, transformação de 6 faculdades em universidades e implantação de 48 extensões universitárias, gerando 125 mil novas vagas no ensino superior.
Governo da elite
Salário e poder de compra
– Com FHC, os metalúrgicos do ABC só tiveram a reposição da inflação. A maioria das demais categorias no Brasil teve reajustes abaixo da inflação.