Comício do PT reúne milhares em São Bernardo
Os metalúrgicos compareceram em peso, na noite de ontem, ao comício de encerramento da campanha do PT, que reuniu milhares de pessoas na praça Giovani Breda, em São Bernardo.
Em ritmo de festa, com muitas bandeiras e animação, o comício reuniu Lula, Mercadante, Suplicy e os candidatos petistas a deputado estadual e federal.
Lula disse que sua vitória será a vitória de todos aqueles que querem um Brasil mais justo, com mais dignidade e respeito.
Mercadante, que está subindo nas pesquisas, afirmou acreditar na realização de segundo turno para o governo paulista, já que o PT é um partido de chegada e o único que tem uma militância aguerrida e que vai à luta.
A escolha de São Bernardo para a realização do último comício do PT tem o simbologia da cidade marcar o início da liderança de Lula, além de ser o berço do partido.
Pesquisas mostram Lula com 53% dos votos válidos
Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem mostram que Lula mantém mais intenções de voto que a soma de todos os outros candidatos, confirmando a possibilidade do petista vencer as eleições neste domingo.
Pela pesquisa do Ibope, Lula subiu de 47% para 48% das intenções de voto, enquanto Alckmin caiu de 33% para 32%.
Heloísa Helena ficou nos 8%, seguida de Cristovam Buarque com 2% e Ana Maria Rangel com 1%.
Agora, Lula tem vantagem de 5 pontos sobre a soma de seus adversários. O candidato petista melhorou seu total de votos válidos, passando de 52% para 53%.
A pesquisa Ibope aponta ainda que a avaliação do governo Lula subiu para 44% dos entrevistados.
Já a pesquisa do Datafolha mostra que Lula permanece com 49% das intenções de voto, Alckmin sobe de 31% para 33% e Heloísa Helena sobe um ponto, ficando em 8%.
Por essa pesquisa, Lula também tem 53% dos votos válidos, mantendo 5 pontos percentuais a mais que a soma dos votos dos outros candidatos.
Cenário está consolidado
Analistas e cientistas políticos não acreditam em mudanças no cenário eleitoral até domingo.
Marco Antônio Carvalho Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, disse que o quadro da eleição presidencial está estabilizado. “Eu acho que o quadro se estabilizou e dificilmente irá se reverter”.
Para o analista de pesquisa Sidney Kuntz o fim do programa eleitoral e a proibição de fazer campanha nos últimos dias reduzem as chances de alteração no cenário.
Já Fabio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais, acredita que Lula consolidou sua imagem de candidato popular. “Tudo indica que a eleição está decidida”, afirmou.
O cientista político Carlos Alberto de Mello disse que as condições indicam para uma vitória de Lula no primeiro turno.
Para o consultor político Gaudêncio Torquato, nem mesmo o debate realizado na Globo pode alterar o atual cenário. “O eleitor que vota no Lula vai dormir cedo porque tem de acordar cedo”, concluiu.
