Começa a construção da UFABC

Investimento do governo federal na obra chegará a R$ 96 milhões e campus poderá ser usado já em março de 2007

O terreno que vai abrigar o primeiro campus da Universidade Federal do ABC (UFABC) começou a ser preparado para receber os 96 mil metros quadrados dos seis blocos de área construída. Eles deverão ficar prontos até março de 2009.

O reitor da UFABC, Hermano Tavares, comemorou o início das obras e acredita que o primeiro bloco estará pronto em agosto do ano que vem, quando os alunos já poderão estudar em prédios próprios da universidade, sem necessidade do aluguel de prédios para abrigá-los. A obra vai exigir investimentos de R$ 96,7 milhões e o campus está localizado na avenida do Estado, na antiga garagem municipal de Santo André.

A UFABC já contratou cem professores e 84 funcionários concursados. No primeiro vestibular, em julho, foram inscritos 12 mil candidatos e selecionados 1.500.

O ministro da Educação Fernando Haddad destacou que, das quatro novas universidades federais, a do ABC é a única que já nasce com todos os seus professores com doutorado. “Essa universidade nasce com um potencial de criatividade inigualável”, afirmou, acrescentando que “a ousadia do projeto acadêmico aponta perspectivas novas para os alunos”.

A UFABC vai suprir parte da deficiência de vagas públicas no ensino superior no Estado de São Paulo. De acordo com o MEC, mesmo contando com as universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp), só 7% dos universitários paulistas estudam em escolas públicas de nível superior.