Montadoras batem recorde na exportação

As exportações de carros brasileiros bateram recorde em setembro, com a indústria automotiva vendendo R$ 2,298 bilhões para o exterior entre carros e máquinas agrícolas.

Em comparação com setembro do ano passado, o valor das unidades exportadas cresceu 2,56%.

Esse resultado ajudou a quebra de um novo recorde. A soma das exportações entre janeiro e setembro alcançaram R$ 18,132 bilhões.

Esse valor representa 5,3% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Os recordes foram obtidos em razão do aumento de preços dos carros e máquinas agrícolas.

Produção –
De janeiro a setembro foram produzidos 1.969.511 veículos, 3,4% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando saíram das fábricas 1.905.266.

A previsão da Anfavea é que este ano feche com crescimento de produção de 4,5% em relação a 2005.

Produção industrial cresce 3,2% em agosto

A produção industrial brasileira cresceu 3,2% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo levantamento mensal do IBGE.

De janeiro a agosto deste ano, a produção acumula alta de 2,8% em relação ao mesmo período de 2005.

Os técnicos do IBGE acreditam que esse resultado reforçam os sinais de discreta recuperação no ritmo da atividade nas fábricas.

Um desses sinais foi o crescimento de 7,4% na  produção de bens de capital (máquinas e equipamentos pelas indústrias). É ela que reflete os investimentos no País e tem como consequência a expansão das linhas de produção.

O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, disse que os dados mostram expansão da capacidade produtiva nas fábricas, porque antes o crescimento estava mais concentrado em máquinas e equipamentos para fora da indústria, como energia e construção.