Conjuntura: País cria 176 mil empregos em setembro
No mês de setembro foram gerados no Brasil 176.735 empregos com carteira assinada. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Esse foi o 9º mês consecutivo de crescimento.
No acumulado do ano, houve aumento de 5,31% no nível de emprego, o que significa um acréscimo de 1.383.805 assalariados com carteira no mercado de trabalho.
Houve expansão do emprego formal em quase todos os setores da atividade econômica, com destaque para indústria de transformação, serviços, comércio e, em menor medida, construção civil, que gerou 12.570 empregos.
O único setor que apresentou redução foi a agricultura, ao eliminar 21.229 postos de trabalho. Essa retração, segundo o Ministério, está relacionada a fatores de época vinculados à entressafra do café em Minas Gerais.
Taxa de juros cai pela 11ª vez seguida
Fixada ontem pelo Banco Central (BC) em 13,75%, a taxa de juros chegou ao menor índice desde 1996. Essa é foi a 11ª redução da taxa desde setembro do ano passado.
Os juros baixaram em 0,5% e o BC afirma que vai dar continuidade ao processo de flexibilização da política monetária. A taxa de juros oficial, chamada de Selic, é uma referência para o sistema financeiro. Ela é usada como forma de controlar a alta de preços dentro do padrão estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).