Você sabe o que é bullying?
Em quase todo ambiente escolar no mundo, deparamos com o problema do bullying, palavra que não tem tradução para a língua portuguesa.
Você deve se lembrar, dos tempos de escola, daqueles estudantes que estão sempre humilhando, aprontando ou tirando uma dos(as) companheiros(as). Pois bullying é isso, a prática de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, sem motivação aparente, adotadas por um ou mais alunos contra outro ou um grupo, causando sofrimento.
Existem alunos autores, alunos alvos e as testemunhas. Algumas formas de bullying são excluir, ignorar, amedrontar, dominar, zoar, ferir, bater, quebrar pertences, etc. Ele pode ocorrer em nível emocional, físico, verbal, sexual, etc.
Os alunos autores são normalmente indivíduos que pertencem a famílias desestruturadas, com pouco relacionamento afetivo, onde podem sofrer com agressões dos pais ou conviver com situações de conflito.
Os alunos alvos sofrem as conseqüências desses comportamentos por não terem recursos, status ou habilidade para reagir. São geralmente pouco sociáveis, passivos, quietos e, por insegurança, não conseguem ir atrás de ajuda. Isso contribui para piorar sua baixa auto-estima, agravada pela indiferença dos adultos ou por intervenções críticas.
As testemunhas se calam por não saberem o que fazer, por preferirem não se meter em confusão ou mesmo por medo de se tornarem as próximas vítimas.
Como conseqüências possíveis na vida adulta, os envolvidos no bulling poderão ter problemas de relacionamento. As pessoas alvos poderão assumir comportamentos agressivos ou sentimentos negativos. Os autores poderão adotar atitudes agressivas no seio familiar ou no ambiente de trabalho ou se envolverem com delinquências ou crimes.
Enfim, o bullying é uma prática que as pessoas precisam se conscientizar da existência, buscando despertar o respeito à pessoa humana e às suas diferenças.
Departamento de Formação