Desemprego cai no Brasil ao menor nível desde janeiro

O índice de desemprego ficou em 10%, em setembro, nas seis maiores regiões metropolitanas do País. O resultado mostra queda de 0,6% em relação a agosto. É o índice mais baixo desde janeiro, quando o índice estava em 9,2%.

Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada ontem pelo IBGE, e revelam outro dado positivo. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também aumentou entre os meses de setembro de 2005 e setembro passado. A alta foi de 5,6%, o que representa cerca de 455 mil pessoas a mais no mercado de trabalho formal.

Com 7,5%, o Rio de Janeiro registrou a menor taxa de desemprego. A pesquisa é também realizada nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Recife.

ABC – Na quarta-feira, a pesquisa de emprego e desemprego do Dieese e Seade havia apontado a redução do desemprego na região metropolitana de São Paulo.

Já no ABC, conforme  a mesma pesquisa, o índice de desemprego em setembro manteve-se estável em 14,8%, o que significa que 192 mil pessoas estão desempregadas e em busca de trabalho na região.