Consciência negra: Feriado em 224 cidades
O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é comemorado com feriado em 224 cidades brasileiras.
Segundo levantamento da Comissão de Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC, Mato Grosso é o Estado com maior número delas. São 105 cidades que declararam feriado na data.
Ele vem seguido dos Estados do Rio de Janeiro, com 92 cidades, de São Paulo, com 18, e do Pará, com duas.
Os Estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe vêm no final da lista com apenas uma cidade cada. Nos demais 14 Estados, nenhuma cidade declarou feriado.
ABC – Na região será feriado em Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André. Os feriados municipais são declarados depois de aprovação de projetos de lei apresentados nas câmaras dos vereadores.
O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência à opressão e à escravidão. A data foi incorporada como referência ao combate ao racismo e à valorização afro-brasileira, e em contestação ao 13 de Maio, dia da assinatura da Lei Áurea.
Existem dois projetos em tramitação no Congresso que transformam o Dia da Consciência Negra em feriado nacional.
Cinema e Leci Brandão no Sindicato
Para as comemorações do Dia da Consciência Negra, a Comissão de Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC organizou atividades para os próximos finais de semana.
Amanhã, tem a exibição do filme Filhas do Vento, de Joel Zito Araujo, às 18h30, na Sede.
Na sexta-feira, dia 17, acontece a palestra O negro e a cultura brasileira, com a cantora Leci Brandão e participação do deputado Vicentinho, também na Sede do Sindicato, a partir das 18h. A atividade será aberta com apresentação do grupo de percussão do Centro Cultural Afrobrasileiro Solano Trindade.
Na sexta-feira, dia 24, tem a exibição de Crash, no Limite, filme de Paul Haggis, às 18h30, na Sede.
Enquanto isso, segue na Sede a exposição de pinturas dos artistas Galo, Anderson Gomes, Noel Filho e Adilson César. Ela pode ser visitada até 30 de novembro, das 9h às 18h.