EUA: Bush sofre derrota histórica

A derrota esmagadora do Partido Republicano, de George W. Bush, nas eleições dos Estados Unidos foi provocada pelo voto de protesto dos americanos contra a invasão e ocupação no Iraque.

“O voto destas eleições não foi para os democratas mas foi contra o presidente Bush e a guerra”, comentou Charlei Cook, um dos mais respeitados jornalistas políticos americanos.

O Partido Democrata obteve sua maior vitória em 12 anos e conquistou a maioria na Câmara e no Senado, além de vencer em 20 dos 36 Estados americanos que escolheram governadores. Agora tem 28 dos 50 governos.

Na tentativa de jogar a responsabilidade pela derrota em outros políticos, Bush demitiu o ultra-conservador secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, ligado à Guerra no Iraque e à estratégia anti-terror promovidas pelo governo americano. Novas mudanças irão ocorrer.

Ainda não está claro como a derrota dos republicanos vai refletir no Brasil. Temas como a ALCA, relações bilaterais, protecionismo comercial e outros voltarão a ser discutidos, com o poder de influência de Bush bastante diminuído.