Endividamento: Sindicato e OIT buscam prevenção

Por que os metalúrgicos do ABC se endividam? Os companheiros que caem nesta armadilha devem fazer o quê para organizar suas finanças e colocar as contas em dia?

A partir destas perguntas, o Sindicato e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizaram uma pesquisa na categoria e as respostas a estas questões serão debatidas por dirigentes sindicais e especialistas em seminário que acontece hoje, a partir das 14h, no Centro de Formação Celso Daniel.

Tarcísio Secoli, diretor-financeiro do Sindicato, alerta que o encontro não é dirigido apenas ao pessoal já endividado. “O assunto interessa também a quem não tem dívidas, pois todos corremos o risco de um dia ficarmos inadimplentes e sempre é bom saber como evitar isto”, afirma.

Ele lembra que o endividamento também é perverso porque pode corroer ganhos que o trabalhador levou anos para conquistar. “Na luta sindical batalhamos por reajustes, aumentos reais e PLRs que podem ser perdidas se a pessoa não souber administrar corretamente seus bens”, frisa o dirigente.

“Queremos saber se é possível o Sindicato criar um programa junto com a OIT, o Ministério do Trabalho ou as próprias empresas para amenizar esse problema”, conclui Tarcísio.

Inscrições com Cristina Fernandes pelo telefone 4128-4203.