Conquista – 40 horas na Eica
Os companheiros na Eica, em Diadema, conquistaram quatro horas de redução da jornada semanal sem redução de salário. O novo horário era uma antiga reivindicação do pessoal na fábrica, que passará a trabalhar 40 horas por semana, permitindo a abertura de outro turno. A expectativa é que, com os dois turnos, a empresa faça contratações para dar conta da produção.
A redução da jornada sem redução de salário, que era uma antiga reivindicação dos companheiros na Eica, em Diadema, foi finalmente conquistada e já está valendo.
Eles aprovaram acordo nesse sentido em assembléia realizada na tarde de sexta-feira e passaram a trabalhar 40 horas semanais, quatro horas a menos.
Com jornada menor, os trabalhadores ganharam sábados livres alternados. A empresa implantou dois turnos, criando condições para aumentar a produção caso haja necessidade e como acredita a empresa.
Antes, havia turno único, das 7h às 4h48. Agora são dois turnos, das 6h às 14h e da 14h às 22h, mantendo uma hora para as refeições.
O coordenador da Regional Diadema, Hélio Honorato, o Helinho, disse que a redução da jornada aumenta a qualidade de vida dos trabalhadores, que passam a ter mais tempo para o lazer, os estudos ou a convivência familiar.
“Nossa expectativa é que a empresa, com os dois turnos, faça contratações para dar conta da produção”, comentou Helinho.
A Eica produz tampas para reservatório de álcool. O setor está em desenvolvimento e a empresa se prepara para aumentar sua produção.