Jornada de trabalho começa melhor na Grob
Desde ontem, os trabalhadores passaram a contar com café da manhã reforçado antes de iniciar o serviço.
Trabalhadores conquistam café da manhã
Desde ontem, os cerca de 600 trabalhadores na Grob, em São Bernardo, estão tomando café da manhã pago pela empresa na entrada de cada um dos três turnos, às 5h15, 7h e 7h45.
“A reivindicação é antiga, mas iniciamos as negociações com a fábrica em setembro e hoje (ontem) estamos comemorando a conquista que é de todos”, disse Luis Sérgio Batista de Oliveira, o Pica-Pau, coordenador do Comitê Sindical.
Até a semana passada, quem chegava para o serviço só dispunha de um cafezinho tirado em alguma das máquinas espalhadas pela fábrica. Agora, todos têm à disposição antes do início da jornada um desjejum de café, leite, pão, manteiga e frios.
“Essa alimentação permite aos companheiros trabalharem tranquilos até a hora do almoço”, relatou o coordenador do CSE.
Esta é mais uma conquista dos trabalhadores na Grob após terem ampliado a organização no local de trabalho.
Cargos e salários
Agora o pessoal reivindica que a fábrica implemente a área de descanso conforme já negociado e mude os uniformes.
Hoje eles trabalham de capa, o que não é seguro, atrapalha e é desconfortável. Outra luta é pela implantação de um plano de cargos e salários.
“Os companheiros compreenderam a importância que uma forte representação no local de trabalho tem para alcançarmos nossas conquistas”, afirma Pica-Pau. “Esta organização combinada com um canal de negociação que estamos construíndo faz toda a diferença”, finalizou.