Deputados estaduais: Assembléia Legislativa renovada toma posse hoje
Tomam posse hoje os deputados estaduais que ocuparão as 94 cadeiras da Assembléia Legislativa de São Paulo para um mandato de quatro anos. Mais de metade dos políticos da Casa foi renovada nas últimas eleições.
Os grandes partidos ocupam o maior número de vagas. O PSDB tem a maior bancada, seguido pelo PT (veja quadro abaixo).
A grande questão na Assembléia é como será sua relação com o governador José Serra (PSDB), já que Alckmin tratou o Legislativo de maneira bem pouco democrática.
O deputado Donisete Braga, do PT de Mauá, não é otimista.
“Avalio que o governo Serra será a continuação do Geraldo Alckmin, de forma mais organizada e mais planejada”, diz o parlamentar.
Orçamento – “Fico temeroso com o governador porque ele está pensando em reduzir o tempo de debate e discussão dos deputados e em não viabilizar os programas que apresentou na campanha eleitoral”, afirma Braga.
O deputado lembra que Serra reduziu 21% das verbas destinadas para a juventude do orçamento do ano de 2007e fez outros cortes importantes nos programas sociais, além de diminuir 21% nos investimentos em obras.
Também perderão recursos o policiamento escolar, o saneamento e outros. O ABC foi afetado com cortes de 27 milhões de reais.
Por enquanto a convivência é possível. Um acordo entre vários partidos, com a participação de Serra, praticamente definiu que a Presidência da Casa caberá a Vaz de Lima (PSDB). A primeira secretaria, segundo cargo em importância, deverá ficar com o PT.
Braga é um dos cotados para o posto. O ABC, a propósito, perdeu duas cadeiras na Casa e estará representado por nove parlamentares. São quatro do PT, dois do PSDB, um do PDT, um do PPS e um do PV.