Diadema da paz

Marcada como cidade do crime e da morte, Diadema virou o jogo e hoje é referência nacional e internacional em segurança. Ações integradas da prefeitura na cidade reduziram todos os índices de criminalidade, especialmente os homicídios, que caíram 68% nos últimos oito anos.

Ações já pouparam 1.431 vítimas

Diadema, antes marcada como cidade do crime e da morte, conseguiu reduzir os altos índices de violência e, mais que isso, virou referência nacional e internacional em segurança cidadã.

Essa transformação deve-se à implantação de um conjunto de ações e políticas públicas de prevenção e combate à violência.

Há dois anos, Diadema foi premiada pela ONU e suas ações contra o crime, incrementadas em 1999, são modelo para outras cidades.

A secretária de Defesa Social, Regina Miki, disse que nestes quase oito anos foi possível poupar 1.431 vítimas.

Esse número é resultado da redução em 68% dos homicídios nos últimos oito anos.

Em 1999 foram registradas 374 vítimas e esse número foi diminuindo até chegar a 78 casos em 2006. É o menor índice nos últimos 20 anos.

Diadema também reduziu em 80% o número de assassinatos de jovens com idade entre 16 e 20 anos entre 2001 e o ano passado.

Segurança significa qualidade de vida

“O ambiente tem tudo a ver com segurança. E isso está dentro das pessoas, quando elas conseguem viver suas vidas, fazer compras, ter lazer e educação sem sentir medo”, explicou Regina Miki.

Os moradores participam da elaboração dos planos de segurança. “Hoje, 90% dos habitantes amam Diadema”, resume a secretaria.

Ela lembra que a cidade foi uma das duas únicas  do País com mais de 100 mil habitantes em que o sim venceu no referendo sobre desarmamento.

Há dois anos, a cidade assumiu vários compromissos, entre eles o de promover a Cultura da Paz, que é buscar a solução pacífica dos conflitos, rejeitando qualquer tipo de violência.

Com a queda na criminalidade e a melhoria da auto-estima da população, mais empresas estão se instalando na cidade.

Algumas políticas públicas de prevenção ao crime

Mapeamento da Criminalidade
Traça o perfil do crime, do agressor e da vítima. Colabora para que as polícias sejam direcionadas principalmente para os locais com mais registros de violência.Algumas políticas públicas de prevenção ao crime

Projeto Adolescente Aprendiz
Instalado em 16 núcleos habitacionais, já atendeu mais de 10 mil jovens de 14 e 15 anos moradores em locais de risco social. Eles recebem formação para o mundo do trabalho e cidadania e uma bolsa de R$ 65 mensais.

Lei de Fechamento de Bares
Fecha os bares das 23h às 6h. Nesse horário acontecia a maioria dos homicídios. A fiscalização é diária e na quarta infração o bar é fechado definitivamente.

Mediação de Conflitos
Promove diálogo e resgata o entendimento entre as partes em desavença, já que 80% das mortes envolvem pessoas que se conhecem e moram a menos de um quilômetro uma da outra.

Atendimento às Mulheres em Situação de Violência
Trabalho integrado de várias secretarias para tirar a mulher do ciclo de violência d