Negros exigem reconhecimento
Entidades se mobilizam para pressionar o poder público pela instituição do feriado do Dia da Consciência Negra em São Bernardo. A cidade é a única no ABC que ainda não reconheceu a data, símbolo da reparação ao povo afro-descendente.
Feriado reconhece contribuição do negro
São Bernardo é a única cidade do ABC que ainda não tem o 20 de Novembro como feriado.
Diante disto, entidades do movimento social, sindical e negro iniciaram um processo de mobilização para pressionar o poder público municipal a reconhecer a data.
Ana Nice Martins, coordenadora da Comissão de Combate ao Racismo dos Metalúrgicos, explica que o reconhecimento do feriado se baseia numa idéia de reparação ao povo afro-descendente e na responsabilidade histórica do Estado brasileiro de combater as desigualdades entre brancos e negros.
“Combate às desigualdades significa reconhecer a contribuição do povo negro para a formação da nacionalidade brasileira, seja no aspecto econômico, cultural, religioso e histórico”, frisa ela. “Esse é o primeiro feriado com sabor de negritude, porque os demais feriados no Brasil ou são religiosos ou de datas cívicas”, compara.
Não é mais um – Para a Comissão de Combate ao Racismo, o feriado do dia 20 de novembro deve ser entendido como uma etapa na luta pela emancipação dos afro-brasileiros, e não apenas como mais um feriado. “É um dia para denunciar a exclusão racial, o preconceito e as desigualdades da sociedade”, explica Ana Nice.
O 20 de Novembro, prossegue ela, é ainda o reconhecimento a Zumbi dos Palmares, o maior líder negros e símbolo do combate à opressão ao povo pobre e um dia de reflexão sobre a história brasileira.
Situação impediu tramitação de projeto
Projeto de lei do vereador Zé Ferreira (PT), que institui o feriado em São Bernardo, foi apresentado há mais de um ano na Câmara mas não conseguiu a quantidade mínima de nove assinaturas necessárias à sua tramitação.
Só a bancada de oposição à administração, formada pelos quatro vereadores do PT, aceitou o projeto.
“A não aceitação do projeto não deixa de ser uma manifestação de preconceito”, afirma Zé Ferreira.
Abaixo assinado percorre a cidade e fábricas
Uma das ações pela implantação do feriado é o abaixo-assinado que percorre bairros e fábricas.
As listas estão com as representações sindicais e todos os metalúrgicos estão convocados a participar.
O Comitê de Organização e Mobilização pelo Feriado em São Bernardo pretende entregar as assinaturas durante ato na Câmara de Vereadores no dia 7 de novembro, às 8h.
Participe!
217 cidades já aprovaram
O 20 de novembro já é feriado em 217 cidades e 11 Estados do País. Entre as cidades estão três capitais – São Paulo, Ri