Mortes nas estradas
Nos feriados de carnaval
deste ano morreram 45 pessoas
nas estradas paulistas,
apesar de diminuírem os acidentes
em geral. Isso mostra
a fragilidade do sistema no
Estado mais importante do
País e o quanto a saúde pública
acaba sendo onerada
por essa situação.
Bebidas e drogas
Numa atitude correta,
o governo federal está preparando
uma nova legislação,
mais rigorosa, para
a penalização de pessoas
que, mesmo sem se envolverem
em acidentes, forem
pegas dirigindo após a ingestão
de álcool ou outras
drogas. Além de endurecer
as multas por excesso de
velocidade e nas ultrapassagens
proibidas, a nova
legislação prevê uma mudança
rigorosa na maneira
de dirigir dos motociclistas
que têm, como em qualquer
país do mundo, que agir de
acordo com as normas de
trânsito como qualquer outro
veículo motorizado.
Fiscalização precária
Para fazer valer as novas
leis será preciso os Estados
pararem com suas
políticas de enxugamento
de funcionários públicos e
fazerem novos concursos
para a contratação, formação
e treinamento de policiais
rodoviários, aumentando
o número de postos
de fiscalização, que foram
criminosamente desativados
enquanto a frota de
carros aumentava.
Será preciso, ainda,
contratar fiscais para reativar
e criar novos postos
de pesagens de veículos de
carga que, com excesso de
peso, atentam contra a segurança
e destróem estradas,
pontes, viadutos etc.
Enquadrar concessionárias
Por fim, é preciso que
as concessionárias, que cobram
os pedágios muito caros,
realmente façam manutenção
das pistas e corrijam
a geometria das curvas, a sinalização
e, principalmente,
instalem proteções nas laterais
em toda extensão das
estradas.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente