A cultura dos metalúrgicos

Cultura é um dos temas que os trabalhadores irão discutir no 6º Congresso.
A origem da palavra cultura tem os seguintes significados: cultivar, criar, tomar conta e cuidar.

Muitas vezes, associamos cultura à posse do conhecimento formal, o que implica em termos pessoas cultas, que seriam pessoas mais importantes ou superiores. A concepção política que permeia esta abordagem defende a cultura como algo privado, individual e restrita a uma classe social.

Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia chama a atenção para uma interpretação mais rica e mais crítica do termo: a cultura relacionada à identidade de uma comunidade, ou de uma classe social, e tudo que é produzido por ela.

Considerando esta definição, podemos entender que, toda a transformação da natureza realizada pelo homem, e as relações sociais construídas historicamente, são cultura.

Para Marx, “a história-cultura é o modo como os homens produzem materialmente sua existência e dão sentido a essa produção material. Produzem e reproduzem as relações sociais, e diferenciam- se uns dos outros em classes antagônicas.”

Estes elementos sobre cultura nos estimulam a refletir sobre a forma que daremos a possíveis projetos culturais a serem desenvolvidos por nós.

O 6º Congresso começa na próxima segunda-feira e vai até maio de 2009, e tem como tema central Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – 50 Anos de luta Construindo um Brasil justo e democrático.

Toda riqueza cultural produzida pelos metalúrgicos do ABC, e aquela que está por ser criada, deve ser cultivada e cuidada por seus próprios sujeitos.