Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!

“Nada tenho a ver com o que acontece em outros países!” Isso é uma verdade? Claro que não! O que ocorre do outro lado do mundo tem, sim, tudo a ver com nossa vida do dia a dia. Isso sempre foi assim, mas nos últimos 30 anos se tornou muito mais evidente.

Como exemplo podemos falar das questões ambientais.

O grande aumento na emissão de gases poluentes está elevando a temperatura do planeta e isso provoca grandes catástrofes naturais que afeta
a todos. Além disso, com a globalização, decisões de multinacionais tomadas
em Nova Iorque podem afetar negativamente trabalhadores em São Bernardo,
Pequim e várias outras cidades.

Assim, da mesma forma que as empresas estão atuando mundialmente, os trabalhadores também devem procurar se organizar com trabalhadores de outros países.

Somente dessa maneira impedirão que os patrões, com uma simples canetada, retirem e desrespeitem direitos e conquistas trabalhistas.

Esse e outros temas de extrema importância foram discutidos com profundidade
no curso de Relações Internacionais ocorrido nos dias 10 e 11 no Sindicato.

Com a participação de membros do Coletivo de Relações Internacionais  e assessores sindicais, o evento foi mais uma oportunidade para os trabalhadores tomarem consciência da importância de organização em todos os níveis.

Departamento de Formação