ThyssenKrupp construirá nova fábrica no Brasil
A ThyssenKrupp anunciou na sexta-feira, 22, construção de uma nova unidade produtiva no Brasil: a cidade escolhida foi Poços de Caldas, na região sul de Minas Gerais. Segundo comunicado do governo estadual o investimento será de R$ 100 milhões.
A unidade será da divisão ThyssenKrupp Valvetrain, e lá serão produzidos conjuntos integrados de tampa do cabeçote com eixos comando de válvula, segundo a empresa com primazia no País.
O cronograma prevê início de produção em 2015, com geração de 170 postos de trabalho diretos.
Esta será a quarta operação da ThyssenKrupp em Minas Gerais: a empresa já possui fábricas em Ibirité e Santa Luzia e escritório de engenharia em Belo Horizonte.
Segundo o comunicado do governo estadual o presidente da Thyssenkrupp Presta Camshafts, Carlos Dias, afirmou que “a escolha por Poços de Caldas ocorreu ao longo dos últimos seis meses. Os fatores principais foram as boas condições de educação e de infraestrutura da região, muito importantes para o nosso projeto. É um negócio que ainda não existe no Brasil” – a unidade será a primeira da Valvetrain no País.
Ainda na nota oficial Michael Höllermann, presidente da ThyssenKrupp do Brasil, afirmou que a proximidade com grandes polos produtores do setor automotivo também foi fator relevante para a escolha por Poços de Caldas.
A principal unidade automotiva da empresa no País fica em Campo Limpo Paulista, na qual produz componentes de motor, como virabrequins, bielas e cabeças de pistão, de suspensão e de transmissão. Outras unidades do segmento estão nas cidades de Diadema, São Paulo e Taubaté, SP, e São José dos Pinhais, PR. A ThyssenKrupp conta ainda com uma usina siderúrgica em Sepetiba, Rio de Janeiro.
Do AutoData