Sindicato defende democracia em abraço ao Instituto Lula
Foto: Adonis Guerra
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, dirigentes do ABC, sindicalistas, lideranças políticas e movimentos sociais promoveram um abraço simbólico ao Instituto Lula, em São Paulo, na sexta-feira. O ato reuniu cerca de mil pessoas, que manifestaram solidariedade ao ex-presidente.
“Repudiamos veementemente o atentado ao Instituto Lula no dia 30 e viemos em defesa dos avanços da democracia. Lula é o símbolo das conquistas sociais com distribuição de renda para os trabalhadores e para toda a sociedade brasileira”, afirmou Rafael.
“Não há justificativas para ações violentas. Este ato é em nome da paz, de uma democracia vibrante e de um grande Brasil”, prosseguiu.
Rafael defendeu que o ataque seja fortemente investigado. “É fundamental que o sistema público de segurança apresente à sociedade uma resposta contra ações antidemocráticas”, disse.
Lula chegou com a ex-primeira-dama Marisa Letícia e foram recepcionados com faixas, cartazes e palavras de apoio. Da janela do prédio, jogaram cravos e rosas e agradeceram a solidariedade das pessoas.
Os manifestantes também escreveram mensagens em um painel em frente ao Instituto.
Hoje, às 9h, os metalúrgicos do ABC iniciam uma vigília, que antecede o ato “Todos juntos em defesa da democracia”, no domingo, a partir das 13h, em frente ao Instituto.
“Vamos defender o legado e a história da nossa principal liderança. Com muito orgulho, os trabalhadores fazem parte das conquistas dos últimos 12 anos”, concluiu Rafael.
Da Redação.