Sindicato quer Inovar-Auto até 2021
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, vai propor a continuidade do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, com a implantação da segunda fase do Programa e extensão até 2021. O Inovar-Auto entrou em vigor em janeiro de 2013 e tem vigência até março de 2017.
Estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, é de investimentos de cerca de R$ 76 bilhões no setor entre 2012 e 2018. Ao todo, são 45 fábricas de 27 marcas no País (confira abaixo).
“O Inovar-Auto incentiva as empresas a produzirem e gerarem empregos aqui no Brasil. Vamos continuar defendendo fortemente o desenvolvimento nacional para que a tecnologia brasileira alcance o patamar de outros países”, destacou Rafael.
“O Sindicato vai propor ao governo federal novas medidas para organizar o complexo automotivo brasileiro. Entendemos que a atuação deverá ser, principalmente, para resolver os gargalos de tecnologia e na reestruturação do setor de ferramentaria”, prosseguiu.
No final do ano passado, as ferramentarias brasileiras receberam um incentivo importante com a portaria do governo federal que estabelece regras para que montadoras declarem investimentos no setor como pesquisa, desenvolvimento e engenharia e, assim, autoriza a reversão destes gastos em créditos para desconto no IPI.
“O novo Regime Automotivo é um grande avanço para todo o setor e fundamental para fortalecer a produção nacional, como comprovam os investimentos e as novas plantas das montadoras que vieram para o País”, afirmou Rafael.
O Inovar-Auto é a política de impostos para a cadeia automotiva (montadoras, autopeças, indústrias de máquinas e equipamentos, fundição, entre outras) com o objetivo de fortalecer os fornecedores e incentivar as montadoras a investirem.
As empresas do setor que cumprem as obrigações do Programa conquistam descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, podendo abater os 30% e chegar a uma alíquota de até 5%.
Estudo da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, no Sindicato mostra que o número de trabalhadores nas montadoras saiu de 78,4 mil, em 2002, para 121,6 mil em dezembro de 2014. Entre 2003 e 2014, a produção saltou de 1,6 milhão de veículos para 3,1 milhões. Segundo o Dieese, São Bernardo conta com a maior presença de trabalhadores com cerca de 25% do total do País.
“O Inovar-Auto cria um ambiente de oportunidades para o Brasil e para a indústria do ABC. É com desenvolvimento tecnológico e fortalecimento da cadeia produtiva que vamos garantir empregos e melhores salários na região”, concluiu Rafael.
SEMINÁRIO
O Sindicato participa hoje e amanhã do seminário internacional “Tendências e Perspectivas: O setor automotivo em economias emergentes e impactos nas estratégias sindicais”, em São Paulo. A organização é da Fundação Friedrich Ebert, Instituto de Economia da Unicamp e IndustriALL.
Da Redação.