Sindicato defende educação inclusiva nas escolas

Em visita à EMEB Belmiro Soares da Cunha, em São Bernardo, o presidente do Sindicato, Rafael Marques, o vice, Aroaldo Oliveira da Silva, e o coordenador da Comissão de Metalúrgicos com Deficiência do ABC, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, destacaram a importância da educação inclusiva na formação das crianças.

 “A escola municipal é referência e fiquei muito impressionado com o trabalho realizado. É a prática efetiva da inclusão de crianças com deficiência”, contou Rafael.

Eles conheceram as salas de artes, informática e biblioteca, todas adaptadas para que qualquer criança possa utilizar, mesmo aquelas que possuem algum tipo de limitação.

 “Sabemos que a educação inclusiva é um grande desafio em todo País. São Bernardo está conseguindo vencer as dificuldades e avançar muito nessa questão”, disse. Segundo Cabelo, o trabalho de educação inclusiva é modelo para ser seguido no Brasil.

“São Bernardo abraçou a ideia e hoje está muito bem na questão da inclusão nas escolas”, afirmou.

Acompanharam a visita a diretora da escola, Lílian Cristina Casagrande Moraes, e a chefe de educação inclusiva de São Bernardo, Virgínia Marino. “O trabalho do Sindicato Cidadão não é só dentro da fábrica. Os metalúrgicos defendem a educação, a inclusão e direitos iguais de ir e vir para todos”, explicou Cabelo.