Rafael Marques toma posse hoje no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, toma posse hoje como representante dos trabalhadores no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da Re­pública, o CDES, em Brasília.

“Fiquei muito honrado com o convite para integrar o Conse­lho, que reflete o protagonismo do nosso Sindicato em ações e propostas para toda a socie­dade, em especial na defesa do emprego e do crescimento econômico, como foi o Progra­ma de Proteção ao Emprego”, afirmou Rafael.

O CDES é presidido por Dil­ma Rousseff e coordenado pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. É formado por 18 sindicalistas de um total de 90 representantes dos trabalhadores, empresários, movimentos sociais, governo e sociedade civil.

“É uma grande oportu­nidade de ajudar no debate sobre as questões fundamen­tais do Brasil. Quero discutir o desenvolvimento regional, a importância dos arranjos produtivos locais, o fortale­cimento da cadeia industrial do País, sempre com foco no emprego”, explicou.

“Queremos continuar a luta por medidas que estimulem a economia, como as discussões sobre o câmbio, o financia­mento para a indústria e o regime tributário”, prosseguiu.

O Conselho foi criado em maio de 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser um canal de diálogo entre o governo e a sociedade na definição dos grandes rumos do País.

O Sindicato esteve represen­tado desde a primeira compo­sição, quando o ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC e atual prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, integrou o Con­selho (confira ao lado).

Segundo Rafael, é um órgão consultivo importante com es­paço de reflexão e diálogo so­bre os programas que podem ser introduzidos pelo governo federal.

“Precisamos fazer uma ampla conversa com os conselheiros porque a recuperação da in­dústria brasileira, a retomada do crescimento econômico e a construção de um País mais igual e transparente passam por decisões fundamentais”, defendeu.

“Mais do que honrado, estou encarando esse desafio como mais um trabalho em prol da nossa categoria e da classe trabalhadora do Brasil”, concluiu.

 

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o CDES

• Criado pelo ex-presidente Lula, pela Lei nº 10.683 de 28 de maio de 2003, o Conselho assessora a Presidência da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e aprecia propostas de políticas públicas, reformas estruturais e desenvolvimento econômico e social

“É a primeira vez em que a sociedade civil, por meio das suas entidades e das mais diferentes instâncias em que ela se organiza, tem a oportunidade de dizer o tipo de Brasil que a gente deseja e o tipo de coisas que podemos fazer no País”, afirmou o ex-presidente Lula na criação do Conselho em 2003

• Grupos de Trabalho são formados para aprofundar temas propostos pelo governo, como Reforma Política; Educação Profissional, Técnica e Tecnológica; Ciência, Tecnologia e Inovação; Reforma Previdenciária; Reforma Sindical e Trabalhista; Políticas Sociais; e Conjuntura Econômica

• Participam 90 representantes da sociedade civil, centrais sindicais e empresariado. Publicação da lista oficial sai nesta quinta, dia 28, no Diário Oficial da União, o DOU

• Reunião hoje será a primeira das quatro previstas para 2016, segundo planejamento do Palácio do Planalto. Conselho será reaberto a partir das 14h e terá 70% de renovação dos participantes

 Da Redação.