Filho de companheiro na ZF realiza transplante de medula esta semana

(Foto: Edu Guimarães)

Depois de 11 meses, o menino Felipe Martins da Silva, de 3 anos, filho do com­panheiro na ZF, em São Ber­nardo, Luciano Antonio da Silva, o Barney, vai receber nesta semana o transplante de medula óssea.

A cirurgia pode ser a cura para combater uma doença rara no sangue, a síndrome hemofagocítica, doença que afeta o sistema imunológico da criança desde abril de 2015.

A coordenadora da Comis­são das Metalúrgicas do ABC e diretora executiva do Sindicato, Ana Nice Martins de Carvalho, alertou que Fe­lipe ainda precisa de doação de sangue e plaquetas para que o procedimento tenha sucesso.

“Segundo os pais, Felipe está reagindo bem ao prepara­tório da cirurgia. E a doação é somente no Hospital Samari­tano, em São Paulo”, anunciou a dirigente.

Em outubro, o Sindicato lançou a campanha ‘Meta­lúrgicos do ABC pela Vida’, ação que mobilizou toda a categoria, inclusive com a solidariedade dos delegados de todo o País durante do 12º Congresso Nacional da CUT, o CONCUT.

“O doador é 100% com­patível e, apesar de toda a mobilização da campanha do Sindicato, a medula foi loca­lizada nos Estados Unidos”, afirmou a dirigente. “Mas isso não impede que possamos ajudar outras pessoas que não sejam da categoria. Nos­sa campanha continua. Isso faz parte da nossa história de luta, de sermos um Sindicato Cidadão”, concluiu.

A cirurgia para captação da medula do doador estava agendada para ontem e, após o procedimento, as células seriam transportadas para o Brasil até o final do dia. O me­nino está internado desde 10 de fevereiro para preparação do organismo e reage bem ao tratamento.

O Hospital Samaritano fica na Rua Conselheiro Brotero, 1.486, Higienópolis. O aten­dimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados (exceto feriados), das 8h às 13h. Dúvidas podem ser esclarecidas pessoalmente ou nos telefones 3821-5852 e 3821-5253.

Da Redação