Filho de companheiro na ZF realiza transplante de medula esta semana
(Foto: Edu Guimarães)
Depois de 11 meses, o menino Felipe Martins da Silva, de 3 anos, filho do companheiro na ZF, em São Bernardo, Luciano Antonio da Silva, o Barney, vai receber nesta semana o transplante de medula óssea.
A cirurgia pode ser a cura para combater uma doença rara no sangue, a síndrome hemofagocítica, doença que afeta o sistema imunológico da criança desde abril de 2015.
A coordenadora da Comissão das Metalúrgicas do ABC e diretora executiva do Sindicato, Ana Nice Martins de Carvalho, alertou que Felipe ainda precisa de doação de sangue e plaquetas para que o procedimento tenha sucesso.
“Segundo os pais, Felipe está reagindo bem ao preparatório da cirurgia. E a doação é somente no Hospital Samaritano, em São Paulo”, anunciou a dirigente.
Em outubro, o Sindicato lançou a campanha ‘Metalúrgicos do ABC pela Vida’, ação que mobilizou toda a categoria, inclusive com a solidariedade dos delegados de todo o País durante do 12º Congresso Nacional da CUT, o CONCUT.
“O doador é 100% compatível e, apesar de toda a mobilização da campanha do Sindicato, a medula foi localizada nos Estados Unidos”, afirmou a dirigente. “Mas isso não impede que possamos ajudar outras pessoas que não sejam da categoria. Nossa campanha continua. Isso faz parte da nossa história de luta, de sermos um Sindicato Cidadão”, concluiu.
A cirurgia para captação da medula do doador estava agendada para ontem e, após o procedimento, as células seriam transportadas para o Brasil até o final do dia. O menino está internado desde 10 de fevereiro para preparação do organismo e reage bem ao tratamento.
O Hospital Samaritano fica na Rua Conselheiro Brotero, 1.486, Higienópolis. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados (exceto feriados), das 8h às 13h. Dúvidas podem ser esclarecidas pessoalmente ou nos telefones 3821-5852 e 3821-5253.
Da Redação