Não se combate a corrupção corrompendo a Constituição
(Charge:Latuff)
A presidenta Dilma Rousseff declarou ontem no ato Pela Legalidade e em Defesa da Democracia, no Palácio do Planalto, que não renunciará ao cargo e que o processo de impeachment em curso no Congresso é uma tentativa de golpe, porque ela não cometeu crime de responsabilidade.
“Não cabem meias palavras. O que está em curso é um golpe contra a democracia. Jamais renunciarei”, enfatizou.
A afirmação foi feita durante ato com mais de cem juristas, advogados, promotores e defensores públicos contrários ao impeachment, que declararam apoio à democracia e ao mandato da presidenta.
O encontro ocorreu dias após parte dos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, decidirem apoiar o pedido de impeachment, na última sexta-feira, dia 18, o que dividiu a entidade.
Para o ex-juiz federal e ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, a Ajufe, o governador do Maranhão Flávio Dino, o judiciário não pode mandar carta para passeata.
“Se o juiz quiser fazer passeata há um caminho. Basta pedir demissão do cargo. Mas não use a toga para fazer política porque isso destrói o poder judiciário”, declarou o governador.
A juíza federal, Gláucia Foley, destacou, em sua fala durante o evento, que “não se combate a corrupção corrompendo a Constituição”.
Diversas entidades também lançaram manifesto em defesa da democracia, entre eles professores da Universidade Federal do ABC, a UFABC; a Federação Única dos Petroleiros, a FUP; a União Nacional dos Estudantes, a UNE; o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST; a Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB; presidentes e ex-presidentes da América do Sul; artistas; entre outros.
Campanha internacional
A campanha Internacional “Lula Vale A Luta”, em solidariedade aos ataques sofridos pelo ex-presidente Lula já recebeu milhares de adesões de sindicalistas de todo o mundo. As cartas, vídeos e fotos com a hashtag #LulaValeALuta não param de chegar de todos os continentes.
Lançada pela CUT e a Confederação Sindical Internacional, a CSI, no dia 8 de março, a Campanha tem uma página no Facebook, que já foi acessada mais de 1,6 milhão de vezes.
Entre as últimas mensagens de apoio recebidas, destaque para a do ator e ativista norte-americano Danny Glover e as que vieram do United Steelworkers, o USW, maior sindicato industrial da América do Norte, com 1,2 milhão de associados nos Estados Unidos, Canadá e Caribe.
Da Redação