Diretor do Sindicato é reintegrado na Engemetal
(Foto: Adonis Guerra)
Alexsandro Marques Rodrigues, CSE na Engemetal, em Diadema, foi reintegrado na quarta-feira, dia 4. Ele havia sido demitido no dia 19 de abril por conta de uma decisão arbitrária da empresa.
O desligamento foi justificado por conta de outros cortes feitos no setor. “Logo após a decisão, tentamos dialogar que a reestruturação não justificaria a demissão de um dirigente sindical que deve cumprir seu mandato na íntegra, mas eles não quiseram conversar”, declarou o coordenador da Regional de Diadema, David Carvalho.
No dia 28, os trabalhadores fizeram uma paralisação, com a participação de representantes de outras fábricas de Diadema para solicitar uma reunião, bem como a reintegração de Alexsandro. O ato durou cerca de três horas e foi interrompido quando a empresa aceitou retomar o diálogo.
“A reintegração só aconteceu por conta da reação dos companheiros, a diretoria percebeu que era um erro e reviu sua postura”, ressaltou David.
“No ato da demissão a empresa alegava que não reconhecia Alexsandro como dirigente sindical, mas a luta deixou claro que os companheiros reconhecem essa liderança e isso foi fundamental”, finalizou o coordenador.