Tia do bar ganha CEU no Jardim Silvina, em São Bernardo

(Foto: Wilson Magão/PMSBC)

‘Uma doutora da vida sem instrução escolar’. É assim que a filha Branca, responsável pelo restaurante da Sede, define em poucas palavras a mãe, a quem, assim como todos do Sindica­to, chama de tia, a famosa Tia do Bar. Tão famosa que será homenageada amanhã com a inauguração do Centro de Educação Unificada, o CEU, no Jardim Silvina, em São Bernardo, a escola receberá seu nome: Luiza Maria da Silva.

Tia ficou conhecida assim, após receber o apelido cari­nhoso do ex-presidente Lula. “Tia era uma analfabeta que tinha mais inteligência do que muitas pessoas instruídas. Com seu carisma e determina­ção conquistou todos por aqui, não tinha quem não gostasse dela”, lembrou Branca.

Sobre o legado que a mãe deixou aos metalúrgicos, co­mentou: “Foi o amor pela luta e a crença na transformação de uma sociedade mais justa. Ela animava as pessoas, colocava todo mundo pra cima e pra lutar”.

Vinda da Paraíba com os seis filhos sobreviventes, dos 16 que teve, Luiza se casou com o metalúrgico José Lo­pes de Moura, o Zito. Assim começou seu envolvimento com a classe trabalhadora da cidade. A casa do casal era um ponto de encontro dos companheiros para debates e leitura de jornais.

A partir daí, começou a participar ativamente da vida social e política da região e do movimento sindical. No Sin­dicato, cuidou por mais de 30 anos da lanchonete e faleceu aos 72 anos, em 2012.

O evento de inauguração que começa às 10h e segue até às 14h contará com a presença de diversas autoridades da cidade. A unidade tem 1,3 mil vagas em creche, educação infantil e ensino fundamen­tal. O CEU, que terá 30 salas, biblioteca e laboratório de informática, sala multimídia, quadra poliesportiva coberta, ateliê, salas voltadas à comu­nidade e área verde, fica na Rua Pedro Zolcsak s/n°.

Da Redação