Movimento dos Pequenos Agricultores quer alimentos saudáveis na mesa do trabalhador
(Foto: Edu Guimarães)
Os alimentos orgânicos cultivados sem adubo químico e sem agrotóxico, bem como os produtos feitos a partir deles pelos produtores rurais do Movimento dos Pequenos Agricultores, o MPA, chegaram ontem aos trabalhadores na Karmann-Ghia. (Saiba mais na página 3).
O Movimento, presente em 19 estados, existe há 20 anos no Brasil e funciona em forma de cooperativa. Desde o ano passado, o MPA possui uma aliança com a Confederação Na-cional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT.
“Essa aliança camponesa e operária por soberania alimentar possibilita fornecer alimentos saudáveis para os trabalhadores urbanos”, contou a coordenadora nacional do Movimento, responsável pela organização no Estado de São Paulo, Josineide Costa Sousa.
Os alimentos são comprados pelo Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal e comercializados em feiras e mercados populares. O MPA também extrapola as fronteiras brasileiras com exportação de grãos, como feijão e milho para Venezuela e Moçambique.
Ainda não existe produção no Estado de São Paulo, porém está em estudo. A coordenadora Josineide é a responsável pela articulação que visa trazer a produção para a região.
Além do cultivo de hortifrúti, o MPA produz pães, biscoitos, cachaça, farinha, entre outros produtos.
Da Redação