Feira de alimentos saudáveis começa hoje

Começa hoje a feira de alimentos saudáveis cultivados sem agrotóxicos por produtores rurais do Movimento dos Pequenos Agricultores, o MPA. A feira é fruto da unidade entre trabalhadores do campo e da cidade por meio de convênio entre a entidade rural, o Sindicato, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT e a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa, a CPC, e acontecerá em dois locais até sexta-feira, dia 8: no estacionamento da Sede, das 9h às 18h, e no pátio da portaria 18 da Ford, das 16h às 18h. 

Entre os produtos disponíveis estão pães, biscoitos, mel, melado de cana, queijo, doces e conservas, além de frutas e verduras da estação. Os alimentos são produzidos por famílias camponesas de municípios do Espírito Santo.

“O trabalho é feito de acordo com o clima e a natureza para garantir mais qualidade de vida com um preço justo e acessível”, afirmou a coordenadora nacional do MPA, responsável pela organização no Estado de São Paulo, Josineide Costa Sousa.

O MPA alerta que as grandes empresas veem no alimento uma forma de lucrar, mas não se preocupam com a saúde das pessoas. “As grandes redes contaminam com agrotóxicos, conservantes ou corantes e cobram mais pelo poder de monopólio que têm. Os pequenos agricultores buscam uma produção que não agrida os consumidores”, explicou.

O Movimento, presente em 19 estados, existe há 20 anos no Brasil e funciona em forma de cooperativa. Ainda não existe produção no Estado de São Paulo. O Sindicato apoia a agricultura familiar em uma aliança entre trabalhadores do campo e da cidade. No ano passado, foi realizado o 1º Congresso Nacional do MPA, em São Bernardo, com o apoio dos Metalúrgicos do ABC. 

Da Redação